Princípios editoriais

A presente política se aplica a todos os jornalistas e colaboradores editoriais da Mare Clausum. Mare clausum (latim significando “mar fechado”) é um termo legal usado no direito internacional. Refere-se a qualquer mar ou corpo de água navegável que esteja sob a jurisdição de um país, sendo “vedado” a outras nações. Mare clausum é uma excepção ao mare liberum (latim para “mar livre”), ou seja, um mar que está aberto à navegação por navios das suas respectivas nações. No princípio internacional direito do Mar geralmente aceite, oceanos, mares e águas fora da jurisdição nacional estão abertos à navegação por todos, sendo referidos como “alto-mar” ou mare liberum.

Qual é o nosso objetivo?

Atuar na defesa da democracia representativa, da livre iniciativa, da liberdade de expressão, da transparência nos gastos públicos e dos interesses dos cidadãos na construção de um país mais justo nas oportunidades, para que cada brasileiro desenvolva as suas próprias aptidões e talentos.

Quais nossos princípios gerais?

Por meio da independência financeira, a Mare Clausum produz jornalismo profissional com total liberdade editorial, na busca de notícias de interesse público.

São princípios que regem nossa atividade jornalística:

Honestidade nas apurações e opiniões;
Respeito ao cidadão;
O exercício da cidadania, por meio da fiscalização do poder público e de empresas com interesses no governo;
O estímulo ao debate e à construção de pensamento crítico sobre temas relevantes para a sociedade;
Promoção do respeito à diversidade e inclusão social;
Independência e compromisso com a luta anticorrupção.

Pesquisa e uso de dados:

Não é admitido plágio de qualquer natureza;
Não é admitido o emprego de dados fraudulentos ou sem referência à(s) fonte(s);
Todos os dados apresentados devem ser idôneos

Autonomia e Revisão

Nossas reportagens e artigos são submetidos aos editores de nossos veículos, resguardada a autonomia jornalística, com a finalidade de garantir a veracidade e a compatibilidade com nossa Política Editorial e

Compliance

Retratação e Reporte

Em atenção ao nosso compromisso com a verdade, qualquer pessoa e/ou instituição comprovada e indevidamente prejudicada por fatos publicados terá o direito de retratação e/ou resposta resguardado nos termos da lei.

Eventuais erros e dúvidas devem ser informados por meio do e-mail ouvidoria@mareclausum.com.br.

Política de Compliance
As boas práticas de governança corporativa e compliance constituem um dos pilares de sustentação para os nossos negócios. Nossa prioridade é atuar orientados pela ética, pela integridade e pela transparência.

Implementamos um modelo de gestão e governança que visa a garantir a conformidade dos processos e aprimorar os mecanismos de prevenção, detecção e correção de desvios éticos. Esse modelo é resultante da constante revisão da estrutura organizacional e do processo decisório da Mare Clausum.

Toda e qualquer atividade jornalística de nossos veículos deve ser executada de forma transparente, buscando clareza de objetivos e linguagem adequada aos diferentes públicos a que se destina.

A produção editorial prioriza o interesse público e a relevância social.
Essas medidas contribuem para a Mare Clausum continuar a ser referência em ética e integridade.

Integridade

A integridade na divulgação das informações é instrumento fundamental para o fortalecimento do ambiente de compliance.

Todos os profissionais da Mare Clausum são contratados em conformidade com a legislação trabalhista e convenções dos sindicatos das respectivas categorias.

Conflito de interesses

A Mare Clausum tem regras rígidas para evitar conflito de interesses e qualquer combinação de atividades e serviços que possa ser percebida como uma ameaça à sua imparcialidade e independência.

Para mais informações, você pode acessar nossa Política de Privacidade.