O caminho para garantir um piso salarial justo na enfermagem

O caminho para garantir um piso salarial justo na enfermagem

O adiamento da sessão plenária para debater o piso salarial da enfermagem, que aconteceu nesta terça (18/4), revela compromisso no processo de valorização desses profissionais.

É fundamental refletir sobre a importância de garantir um salário mínimo justo para os profissionais de enfermagem e os possíveis impactos dessa decisão na qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Por isso, a sessão plenária desta terça (18/4), foi adiada para semana que vem.

Dois PLN serão votados semana que vem

A perspectiva é de que dois PLN (Projeto de Lei do Congresso Nacional), sejam votados em sessão única na próxima semana.

O primeiro PLN, será para destravar os recursos para o pagamento do piso da enfermagem, que estão com recursos bloqueados por falta de regulamentação do repasse. Quando o PLN da Enfermagem for votado e aprovado, o Governo informará ao Superior Tribunal Federal (STF), para autorizar a aplicação da Lei 14.434/22, que continua sem efeito.

Já o segundo PLN, tem por finalidade garantir o reajuste de 9% aos servidores públicos federais.

A Enfermagem no SUS e a urgência de um piso salarial

A enfermagem desempenha um papel fundamental no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo responsável por grande parte das atividades e procedimentos realizados. Composto pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, eles representam de 60 a 80% da mão de obra da assistência a saúde.

Esses profissionais, estão na linha de frente no atendimento aos pacientes e são essenciais para o bom funcionamento do sistema de saúde. Portanto, garantir um salário mínimo adequado é uma questão de justiça e reconhecimento do trabalho árduo e da dedicação desses profissionais.

O processo de estabelecer um piso salarial para a enfermagem tem sido longo e enfrentou diversos obstáculos. No entanto, a persistência e o compromisso do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren) e dos representantes políticos envolvidos demonstram a importância dessa causa.

A busca por um salário mínimo justo deve ser um compromisso de todos os envolvidos, desde o governo federal até os profissionais de saúde e a sociedade em geral. A valorização dos profissionais de enfermagem e o reconhecimento de seu trabalho são fundamentais para garantir a qualidade do atendimento à saúde no país e devem ser priorizados nas discussões políticas e sociais.

Todos ganham

Diante desse cenário, é necessário refletir sobre os desafios enfrentados pelos profissionais de enfermagem e a importância de garantir um salário mínimo justo e digno. A vitória dessa batalha não só beneficiará os profissionais envolvidos, mas também contribuirá para a melhoria do sistema de saúde como um todo, impactando positivamente a vida de todos os cidadãos.

Portanto, é essencial acompanhar o desenrolar desse processo e apoiar os esforços para garantir um piso salarial adequado aos profissionais de enfermagem. A valorização desses trabalhadores é uma questão de justiça social e um passo necessário para o fortalecimento do sistema de saúde no país.

Encerrou ontem prazo para matrícula dos aprovados no Pós-Tec Enfermagem

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *