Enfermeira receberá prêmio Mulheres na Ciência 2023

Enfermeira receberá prêmio Mulheres na Ciência 2023

Na última quarta-feira (5), a Câmara dos Deputados selecionou as três pesquisadoras que receberão o prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger 2023. Este reconhecimento é entregue todos os anos a três cientistas notáveis por suas relevantes contribuições no campo das ciências exatas, ciências naturais e ciências humanas.

Luciane Bisognin Ceretta – formada em Enfermagem e Administração de Empresas, a pesquisadora é mestre em Saúde Pública e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, de onde é reitora atualmente.

Deborah Carvalho Malta – formada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. É professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Eliete Bouskela – graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem mestrado em Biofísica e doutorado em Fisiologia pela mesma instituição. É professora titular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Elas receberão o prêmio em uma cerimônia em 5 de julho, às 16 horas, no Salão Nobre.

Conselho deliberativo – As agraciadas foram escolhidas pelo conselho deliberativo formado pela 2ª secretária da Câmara, deputada Maria do Rosário (PT-RS); pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Lêda Borges (PSDB-GO); pela presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputada Luisa Canziani (PSD-PR); e por um representante de cada partido político com assento na Casa, indicado pelo respectivo líder.

Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger

Estabelecido pela Resolução da Câmara dos Deputados nº 24/2021, o prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, representa uma homenagem da Câmara à notável contribuição feminina para enfrentar os grandes desafios enfrentados pela humanidade. Também serve como incentivo para a formação e capacitação de um número maior de mulheres cientistas.

Conforme a Resolução 24/2021, é vedada a indicação de:

– parlamentares do Congresso Nacional no exercício do mandato ou pessoas jurídicas a eles vinculadas;
– servidoras públicas lotadas no Congresso Nacional;
– pessoas físicas enquadradas no que estabelece a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990 (Lei da Ficha Limpa), a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei da Responsabilidade Fiscal), ou a Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992 (Lei de Improbidade Administrativa).

Amélia Império Hamburger 

Amélia Império Hamburger (1932-2011), foi uma renomada física brasileira, reconhecida por suas contribuições à física nuclear e à educação científica no Brasil. Ela foi uma das pioneiras no campo da física no país e desempenhou um papel significativo no desenvolvimento da ciência e tecnologia brasileiras.

Nascida em uma família de imigrantes judeus, Amélia formou-se em engenharia civil antes de se dedicar à física. Ela trabalhou no Laboratório de Física Nuclear da Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), onde fez parte de pesquisas de ponta no campo da física nuclear.

Além de seu trabalho científico, Amélia Império Hamburger também foi uma incansável defensora da educação e do papel das mulheres na ciência. Sua trajetória e realizações servem de inspiração para o prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, que busca reconhecer e incentivar a participação feminina na ciência.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *