Cuidados especiais quando o bebê nasce prematuro

Cuidados especiais quando o bebê nasce prematuro

Quando o nascimento é prematuro?

Um bebê prematuro é aquele que nasce cerca de três semanas antes da data estimada do parto, em outras palavras, parto prematuro é aquele que ocorre antes do início da 37ª semana de gravidez.

Bebês prematuros, especialmente aqueles nascidos muito cedo, costumam ter problemas médicos complicados. Normalmente, as complicações da prematuridade variam. Porém, quanto mais cedo seu bebê nascer, maior o risco de complicações.

Dependendo de quão cedo um bebê nasce, ele ou ela pode ser:

  • Pré-termo tardio, nascido entre 34 e 36 semanas completas de gravidez;
  • Moderadamente prematuro, nascido entre 32 e 34 semanas de gravidez;
  • Muito prematuro, nascido com menos de 32 semanas de gravidez;
  • Extremamente prematuro, nascido com 25 semanas ou antes de gravidez;

Sintomas de prematuridade

Seu bebê pode ter sintomas muito leves de parto prematuro ou pode ter complicações mais óbvias.

Alguns sinais de prematuridade incluem o seguinte:

  • Tamanho pequeno, com uma cabeça desproporcionalmente grande;
  • Características mais nítidas e menos arredondadas do que as de um bebê a termo, devido à falta de estoques de gordura;
  • Cabelo fino (lanugo) cobrindo grande parte do corpo;
  • Temperatura corporal baixa, especialmente imediatamente após o nascimento na sala de parto, devido à falta de gordura corporal armazenada;
  • Respiração difícil ou dificuldade respiratória;
  • Falta de reflexos para sugar e engolir, levando a dificuldades de alimentação;
  • As tabelas a seguir mostram o peso médio ao nascer, o comprimento e o perímetro cefálico de bebês prematuros em diferentes idades gestacionais para cada sexo.

Cuidado especial

Se você der à luz um bebê prematuro, seu bebê provavelmente precisará de uma internação mais longa em uma unidade especial do berçário do hospital. Dependendo de quanto cuidado seu bebê necessita, ele pode ser admitido em uma creche de cuidados intermediários ou na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN). Médicos e equipe especializada com treinamento no cuidado de bebês prematuros estarão à disposição para auxiliar no cuidado de seu bebê. Não hesite em fazer perguntas.

Seu bebê pode precisar de ajuda extra para se alimentar e se adaptar imediatamente após o parto. Sua equipe de saúde pode ajudá-lo a entender o que é necessário e qual será o plano de cuidados do seu bebê.

Fatores de risco

Frequentemente, a causa específica do nascimento prematuro não é clara. No entanto, existem fatores de risco conhecidos de parto prematuro, incluindo:

  • Ter um parto prematuro anterior;
  • Gravidez de gêmeos, trigêmeos ou outros múltiplos;
  • Um intervalo de menos de seis meses entre as gestações;
  • Conceber através da fertilização in vitro;
  • Problemas com o útero, colo do útero ou placenta;
  • Fumar cigarros ou usar drogas ilícitas;
  • Algumas infecções, particularmente do líquido amniótico e do trato genital inferior;
  • Algumas doenças crônicas, como hipertensão e diabetes;
  • Estar abaixo do peso ou acima do peso antes da gravidez;
  • Eventos estressantes na vida, como a morte de um ente querido ou violência doméstica;
  • Múltiplos abortos espontâneos ou abortos;
  • Lesão física ou trauma;
  • Por razões desconhecidas, as mulheres negras têm mais probabilidade de ter parto prematuro do que as mulheres de outras raças. Mas o nascimento prematuro pode acontecer com qualquer pessoa. Na verdade, muitas mulheres que tiveram parto prematuro não apresentam fatores de risco conhecidos.

Complicações

Embora nem todos os bebês prematuros tenham complicações, nascer muito cedo pode causar problemas de saúde a curto e longo prazo. Geralmente, quanto mais cedo um bebê nasce, maior o risco de complicações. O peso ao nascer também desempenha um papel importante.

Alguns problemas podem ser aparentes no nascimento, enquanto outros podem não se desenvolver até mais tarde.

Complicações de curto prazo

Nas primeiras semanas, as complicações do parto prematuro podem incluir:

Problemas respiratórios. Um bebê prematuro pode ter dificuldade para respirar devido a um sistema respiratório imaturo. Se os pulmões do bebê não tiverem surfactante – uma substância que permite que os pulmões se expandam – ele pode desenvolver a síndrome do desconforto respiratório porque os pulmões não podem se expandir e se contrair normalmente.

Bebês prematuros também podem desenvolver um distúrbio pulmonar conhecido como displasia broncopulmonar. Além disso, alguns bebês prematuros podem experimentar pausas prolongadas na respiração, conhecidas como apneia.

Problemas cardíacos. Os problemas cardíacos mais comuns que os bebês prematuros experimentam são a persistência do canal arterial (PCA) e a pressão arterial baixa (hipotensão). PDA é uma abertura persistente entre a aorta e a artéria pulmonar. Embora esse defeito cardíaco geralmente feche por conta própria, se não for tratado, ele pode causar sopro no coração, insuficiência cardíaca e outras complicações.

A pressão arterial baixa pode exigir ajustes de fluidos intravenosos, medicamentos e, às vezes, transfusões de sangue. Problemas cerebrais. Quanto mais cedo um bebê nasce, maior o risco de sangramento no cérebro, conhecido como hemorragia intraventricular. A maioria das hemorragias é leve e remite com pouco impacto em curto prazo. Mas alguns bebês podem ter sangramento cerebral maior que causa lesão cerebral permanente.

Problemas de controle de temperatura. Bebês prematuros podem perder calor corporal rapidamente. Eles não têm a gordura corporal armazenada de um bebê a termo e não podem gerar calor suficiente para neutralizar o que é perdido pela superfície de seus corpos. Se a temperatura corporal cair muito, pode ocorrer uma temperatura corporal central anormalmente baixa (hipotermia).

A hipotermia em um bebê prematuro pode causar problemas respiratórios e níveis baixos de açúcar no sangue. Além disso, um bebê prematuro pode usar toda a energia adquirida com as mamadas apenas para se manter aquecido. É por isso que bebês prematuros menores precisam de calor adicional de um aquecedor ou incubadora até que fiquem maiores e sejam capazes de manter a temperatura corporal sem ajuda.

Problemas gastrointestinais. Bebês prematuros são mais propensos a ter sistemas gastrointestinais imaturos, resultando em complicações como enterocolite necrosante (NEC). Essa condição potencialmente séria, na qual as células que revestem a parede do intestino são danificadas, pode ocorrer em bebês prematuros depois que eles começam a se alimentar. Bebês prematuros que recebem apenas leite materno têm um risco muito menor de desenvolver NEC.

Problemas de sangue

Bebês prematuros correm o risco de problemas sanguíneos, como anemia e icterícia neonatal. A anemia é uma condição comum em que o corpo não possui glóbulos vermelhos suficientes. Embora todos os recém-nascidos experimentem uma queda lenta na contagem de glóbulos vermelhos durante os primeiros meses de vida, a diminuição pode ser maior em bebês prematuros.

A icterícia neonatal é uma descoloração amarela na pele e nos olhos do bebê que ocorre porque o sangue do bebê contém excesso de bilirrubina, uma substância de cor amarela, do fígado ou dos glóbulos vermelhos. Embora existam muitas causas de icterícia, é mais comum em bebês prematuros.

Problemas de metabolismo

Bebês prematuros costumam ter problemas com seu metabolismo. Alguns bebês prematuros podem desenvolver níveis anormalmente baixos de açúcar no sangue (hipoglicemia). Isso pode acontecer porque bebês prematuros geralmente têm menores estoques de glicose armazenada do que bebês nascidos a termo. Bebês prematuros também têm mais dificuldade em converter sua glicose armazenada em formas de glicose mais utilizáveis ​​e ativas.

Problemas do sistema imunológico. Um sistema imunológico subdesenvolvido, comum em bebês prematuros, pode levar a um risco maior de infecção. A infecção em um bebê prematuro pode se espalhar rapidamente para a corrente sanguínea, causando sepse, uma infecção que se espalha para a corrente sanguínea.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *