Coren-TO reúne líderes políticos com formação em Enfermagem

Coren-TO reúne líderes políticos com formação em Enfermagem

Profissionais da Enfermagem, que ocupam cargos eletivos no Tocantins, participaram nesta quinta-feira (23/3), de um encontro promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-TO), com intuito de fortalecer as pautas das categorias nos municípios tocantinenses.

O coordenador da Comissão Nacional dos Auxiliares e Técnicos da Enfermagem do Cofen (Conatenf), Jefferson Caproni, representou o Cofen no evento, pioneiro. “Saimos fortalecidos, com a proposta de formação da um grupo de trabalho institucional, para que os prefeitos, deputados e vereadores eleitos pela Enfermagem estejam mais alinhados com as pautas de políticas públicas da Enfermagem”, disse.

“É importante que nossos representantes no Tocantins, e em todos os estados, possam estar presentes na próxima semana, na marcha dos prefeitos”, reforçou. Há expectativa de anúncio de medida provisória assegurando recursos para implementação do Piso Salarial da Enfermagem, temporariamente suspenso pelo Supremo Tribunal Federal, em ação movida por entidades patronais.

O encontro contou com a participação de representantes legislativos de Araguatins, Araguaína, Bernardo Sayão, Colinas do Tocantins, Gurupi Palmas, Paraíso do Tocantins, Pequizeiro, Sandolândia, Taguatinga e Tocantinópolis. Também participaram as prefeitas de Miracema do Tocantins, Camila Fernandes, e de Figueirópolis, Jakeline dos Santos; além da deputada estadual Janad Valcari.

Participaram, ainda, representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sintras), da Associação Brasileira de Enfermagem –  (ABen-TO), do Sindicato dos Enfermeiros do Tocantins (Seto); do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Tocantins (Seet), e da União dos Vereadores do Tocantins (Uvet).

A presidente do Coren-TO, Luana Bispo Ribeiro, reforçou importância da representatividade política da profissão. “A Enfermagem é a maior categoria de trabalhadores da saúde, sendo fundamentais para garantir a assistência à população, por isso, nada mais justo que tenham representantes no legislativo e no executivo para defender as nossas pautas”, afirmou.

Fonte: Ascom – Cofen, com informações do Coren -TO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *