Coren-MG traz uma bela história para compartilhar e inspirar

Coren-MG traz uma bela história para compartilhar e inspirar

Hoje, 12 de abril, é Dia da(o) Enfermeira(o) Obstetra. Para homenagear os profissionais de Minas que atuam nesta área, o Coren-MG traz uma bela história para compartilhar e inspirar. Em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, o Projeto “O amor além da dor” tem feito toda a diferença na vida de mulheres e famílias da cidade e da região. Idealizado há três anos pela enfermeira obstetra Júnia Marise, o projeto humaniza o parto e garante todo o suporte às mulheres, do pré-natal ao puerpério.

Muitas vezes, o amor pela obstetrícia ou até mesmo a conquista por novos horizontes têm feito profissionais avançarem em busca de capacitação e conhecimento na área. Foi o caso de Júnia Marise que, após atuar durante quase nove anos na maternidade da Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo (FHSVP), se especializou em obstetrícia e consultoria em aleitamento materno, aplicando novos conhecimentos e tecnologias na assistência às mulheres.

Desenvolvido há seis meses no Programa Estratégia e Saúde da Família e na maternidade de Capelinha, o projeto tem contribuído na autonomia das gestantes durante o parto ao orientar e oferecer uma assistência pautada na humanização e nas boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento. De acordo com a enfermeira, o conceito do projeto foi o que deu origem ao nome “Amor além da dor”. Para ela, quando um grande amor está em questão, não há dor que ofusque a beleza e a ternura do primeiro encontro.

“A gestante que tem conhecimento e recebe o acompanhamento com especialista é capaz de fazer escolhas conscientes”, afirma a profissional que diz, também, que essa iniciativa tem levado informações que libertam, empoderam, quebram tabus e medos do parto. Outro ponto importante do projeto é sobre a rede de apoio. “A presença de acompanhantes e do contato com outras mulheres estimulam o conforto e a confiança das gestantes tornando, assim, o processo mais leve e prazeroso”.

O Projeto “Amor além da dor” é realizado por meio de pré-natal coletivo e dinâmicas de grupo no Programa Estratégia e Saúde da Família e com a equipe da maternidade, em que são capacitados profissionais de saúde, familiares e gestantes, disseminando informações sobre atenção ao parto e ao nascimento que favoreçam a qualidade dos serviços, o parto normal e que contribuam para a redução dos riscos decorrentes.

E, assim, ao contar esta história, o Coren-MG quer parabenizar toda a enfermagem obstétrica pela diferença que tem feito na vida das pessoas, especialmente, das mulheres. Profissionais como a Júnia Marise enchem o Coren-MG de orgulho!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *