Conferência Nacional Discute o Papel dos Usuários na Saúde Mental

Conferência Nacional Discute o Papel dos Usuários na Saúde Mental

Pacientes assistidos pela Rede de Atenção Psicossocial, profissionais de saúde mental, pesquisadores e movimentos sociais se reunirão no dia 26 de maio para a Iª Conferência Livre Nacional de Usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

O evento

O encontro, com o tema “Usuários da Rede de Atenção Psicossocial Protagonizando Lutas no Enfrentamento do Desmonte da Política Nacional de Saúde Mental: por uma cultura e comunicação antimanicomiais, destruamos o manicômio socialmente construído dentro de cada um de nós”, será realizado de forma online, utilizando as plataformas Zoom e Google Meet. O evento será transmitido em tempo real pelo canal oficial da conferência no YouTube.

Fabiane Helene Valmore, membro do grupo de trabalho da I Conferência Livre Nacional de Usuários da Rede de Atenção Psicossocial, ressalta que a conferência foi planejada como uma resposta à escassa representação dos usuários nas Conferências de Saúde Mental. Ela afirma que, apesar de metade das vagas serem destinadas a esses usuários, principalmente dos Centros de Atenção Psicossocial, eles não são amplamente representados nesses espaços de controle social e decisão, que são cruciais para a formulação de políticas públicas de saúde mental.

A coordenadora da Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental do Cofen (Conaesm/Cofen), Dorisdaia Humerez, afirma que é fundamental que o cuidado seja prestado com liberdade, com a participação da família e da comunidade, e que os próprios usuários possam orientar sobre como isso é possível.

Enfermagem desempenha um papel central no cuidado às pessoas em sofrimento psíquico

A Enfermagem desempenha um papel central no cuidado às pessoas em sofrimento psíquico, sendo a profissão mais numerosa na Rede de Atenção Psicossocial. O recém-criado Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde é liderado por uma enfermeira, a professora Sônia Barros.

Dorisdaia Humerez enfatiza a importância de uma visão holística do paciente, promovendo sua integração na família e na comunidade. A maioria das crises psiquiátricas pode ser prevenida com o devido acompanhamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e na rede de serviços comunitários, avalia Dorisdaia.

5ª Conferência Nacional de Saúde Mental.

Essas conferências livres são preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a conferência tem como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS” e é o maior evento participativo da área no Brasil.

Com informações: Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *